top of page

A Freira - Resenha e Análise


No ano de 2013, o gênero terror ganha uma nova série, e que se destaca entre todas produzidas recentemente, 'The Conjuring Universe'. Dirigido por James War, 'Invocação do Mal' , tornou-se fenômeno de crítica e bilheteria, dando sequência à 'Invocação do Mal 2' , que também foi muito bem recebido pelo público.

Agora a trama comandada por Corin Hardy, volta 20 anos para mostrar como o demônio Valak emergiu, personagem apresentado no segundo filme. O spin-off 'A Freira' , com a estréia dia 06/09/2018, já está no topo dos mais assistidos nos cinemas brasileiros, com 1,7 milhões de espectadores, derrubando o filme infantil 'Jovens Titãs em Ação'

 

A História do Filme

A história começa quando um entregador de nome Frenchie, interpretado por Jonas Bloquet, encontra uma freira enforcada em frente a um convento, na abadia de Santa Carta, Romênia.

Quando a notícia chega ao Vaticano, o padre Burke, reproduzido pelo ator Demián Bichir, é convocado para analisar o local, conferindo se ainda é sagrado. Junto a ele, o próprio Vaticano indica a ajuda de Irmã Irene, papel feito pela atriz Taissa Farmiga, que ainda é uma noviça.

Ao chegarem na Romênia, Burke e Irene contam com a ajuda de Frenchie para irem ao local em que foi encontrado o corpo. No caminho para a entrada na abadia, percebem que existe um mistério cercando o lugar e não demoram muito para crerem que estão lidando com o sobrenatural.

 

Analise Crítica

Começando pelos pontos positivos, a parte técnica do filme está maravilhosa. O figurino da época ,impecável. O design ambiental, com luzes naturais, velas, contraste de muito preto, azul e branco... O visual completo do filme ficou, de fato,muito bom!

Um dos acertos do filme também está no elenco. Taissa Farmiga se encaixou naturalmente no papel de Irmã Irene, personagem de personalidade forte, que vai sendo construída conforme a narrativa . Ao lado dela, está Jonas Bloquet, com um personagem bem humorado apesar do contexto perturbador do filme, visto como um ''alívio cômico''. No papel de padre , Bichir , que o faz de maneira sombria, misteriosa, o que cai bem em algumas cenas.

Chegando aos pontos negativos, em primeiro lugar, foi vendida uma imagem de filme mais assustador do ano - 'Testemunhe o capítulo mais tenebroso do universo de Invocação do Mal'- o que não aconteceu. O filme é mais divertido que assustador, isso o torna um problema no momento em que seu público alvo espera o contrário.

Esse erro é posto nas mãos do novo diretor, Corin Hardy, que , apesar de fazer um trabalho muito bom no filme 'A Maldição da Floresta', deixa a desejar em 'A Freira' por conta do mau uso dos jumpscares ( mudança abrupta de imagem para assustar). Essa técnica é usada diversas vezes durante o filme, fazendo o espectador esperar pelo susto e tornando o filme cansativo. 'A Freira' é uma história com muito potencial e elementos perfeitos para um completo e assustador filme de terror, mas esses, infelizmente, foram mal trabalhados.

Independente de qualquer coisa, o filme nos prende atenção e tem sua identidade. Pode não ser o melhor filme da franquia, mas vale a pena conferir como um bom fã do horror contemporâneo com uma pegada clássica.

 
 
 

Comentários


Procurar por categoria
Por trás do Blog

Atalhos

  • Curiosamente Nerd Facebook
  • Curiosamente Nerd Instagram
RSS Feed

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page