AS FLORESTAS DO SILÊNCIO
- Mylla Martins
- 24 de set. de 2018
- 2 min de leitura
Capítulo um da série Deltora Quest

O reino de Deltora, visto de suas imensas torres, é um lugar maravilhoso, onde as pessoas trabalham e vivem em constante paz e harmonia, mas, à frente das fronteiras do grande castelo, a realidade é um rastro deixado pelo mal, trazendo a fome e miséria à população.
Jarred é o melhor amigo do Príncipe Endon, e, assim como ele, nunca ultrapassou o muro do castelo, confiando sempre no conselheiro real Prandine . Por muitos anos, todos os reis confiaram em seus conselheiros cegamente, até que um dia, Endon torna-se rei após a morte de seu pai e Jarred questiona-se sobre o rito que utiliza o Cinturão de Deltora- peça que um dia salvou a cidade das garras do Senhor das Sombras. Aprofundando-se na pesquisa sobre o objeto, descobre um livro escondido na biblioteca que contava a história de Deltora, e que os meninos jamais haviam escutado. Correndo para contar ao amigo sobre a descoberta da conspiração dos conselheiros reais, é pego por Prandine, que inicia uma caçada ao garoto, obrigando-o a sair das imediações do castelo antes que seja tarde demais. Toda a farsa é revelada logo que Jarred consegue escapar, visto que tudo era uma mentira e que utilizavam de magia para enganar os reis durante todo esse tempo.
Anos se passam após a fuga de Jarred, que agora casado, está prestes a ter um filho. É quando numa noite, ao acordar com uma movimentação estranha na janela, vê nas torres do castelo, bestas voando e entende que aquele era o dia em que o Senhor das Sombras voltaria para pegar o cinturão antigo de Deltora. Jarred vai ao encontro do rei, agora casado com uma rainha, e os ajuda na fuga do castelo para que o nobre herdeiro não corra riscos.
Anos depois, Lief , que é filho de Jarred, completa 16 anos e descobre a razão de ter de estudar tanto sobre a história de Deltora e sobre o Cinturão. O menino recebe a tarefa de sair em busca das pedras que o compõem junto à Barda, um ex cavaleiro do castelo que fugiu do reinado maligno. Partem eles no mesmo dia, levando além de comida, uma capa confeccionada pela mãe de Lief ,uma espada, feita pelo seu pai, e um mapa que mostra onde estão as pedras .

CRÍTICA LITERÁRIA
Livro certo para quem busca uma boa aventura e quer se divertir bastante independente da idade. Emily Rodda nos faz entrar numa possível partida de RPG de final de semana, trazendo inclusive um mapa.
Não me surpreende ter chagado no título de Bestseller Mundial, mesmo com essa leitura muito rapidinha (já que os livros não chegam nem a 150 páginas). A primeira sequência possui 8 livros, que por sinal, mesmo a capa mais antiga, são maravilhosos. A editora Fundamento caprichou e pôs várias das figuras em relevo, no caso do primeiro, o guardião das Florestas do Silêncio.
Comments