top of page

Marvel`s Spider-Man: O jogo que nós merecíamos.


Homem-aranha sempre foi um ícone, não importa a mídia. Nos quadrinhos, foi um fenômeno, se tornando talvez o maior nome da Marvel. No cinema, foi um dos pioneiros da onda de super heróis que invadiu as telonas. Mas e nos jogos?

Podemos dizer que o cabeça de teia marcou bastante presença nos videogames. O clássico, Spiderman, lançado em 2000 para consoles como Nintendo 64 (que foi onde joguei), Playstation 1 e outras plataformas, foi o grande passo neste universo.

Alguns sucessores aqui e ali até chegar em

Spiderman 2, baseado no filme e lançado em 2004, na geração Playstation 2. Um jogo que definiu mecânicas para o nosso herói que sacramentou a essência dos jogos do Homem-Aranha. Logo depois, em 2005, tivemos Ultimate Spider-Man, um jogo com conceitos interessantes e uma boa evolução de seu antecessor.

Mas na geração seguinte (XBOX 360 e Playstation 3) o nosso amigão da vizinhança foi maltratado e abandonado, com jogos que não respeitavam o legado dos primores citados acima. Só que alguém disse “chega!” e esse “alguém” foi a Insomniac, com a distribuição da Sony Interactive Entertainment, criando assim Marvel`s Spider Man, lançado em setembro deste ano e exclusivo para Playstation 4. Confere abaixo minha sincera crítica, onde separei em duas partes: História e narrativa e, claro, as mecânicas, apontando pontos positivos e negativos de cada.

  • História e Narrativa

Pontos positivos:

Quem acompanha o Homem-Aranha nos quadrinhos, sabe que as grandes histórias do herói não são para salvar o mundo ou eliminar grandes perigos, mas sim na dinâmica do dia-a-dia que Peter Parker deve enfrentar por ser o amigão da vizinhança, como deter um assalto enquanto pensa em como pagará o aluguel. Neste ponto o jogo acerta em cheio, onde realmente sentimos o peso que Peter carrega nas costas e que (me arrepio só de falar) com grandes poderes, vem grandes responsabilidades.

Outra coisa interessante é o espaço que certos personagens ganham e como eles conseguem se tornar indispensáveis para a narrativa, que é o caso da Mary Jane, que além de tomarem a sábia decisão de a tornarem uma repórter, faz dela quase tão importante quanto nosso herói para dar continuidade na história.

Não podemos esquecer que se trata de um jogo do Homem-aranha, então pegue seu caderninho para anotar todas as referências possíveis. Como o cabeça de teia está há 8 anos na atividade, muitas vezes podemos nos deparar com referências aos clássicos dos quadrinhos e para minha surpresa, aos filmes. O jogo consegue ser uma grande declaração de amor ao universo do Homem-Aranha que deixará qualquer fã sorrindo (como eu) de orelha a orelha.

Pontos negativos:

Não podemos dizer que a história é perfeita. Embora tenha o espírito de uma história do Homem-Aranha, falta um pouco de ousadia, sendo que em alguns pontos fica bastante raso e previsível.

Devo dizer que a equipe de marketing tem um pouco de culpa nisso, ao revelar informações nos trailers que seriam muito mais interessantes se descobertos em jogo. Por exemplo, a revelação de um dos vilões principais, Martin Lee como Mr. Negative, onde arrastaram o enredo para chegar no ponto alto do trama, mesmo sendo uma informação que já tinha sido revelada.

Em falar em vilões. esse é outro ponto. Se Marvel`s Spider Man não desaponta na quantidade, fica faltando na qualidade. Apenas dois vilões são realmente mais trabalhados e ganham maior espaço na narrativa, mas a grande maioria apenas apresentam o papel de estarem lá. para não dizer que não teve um desafio. Pegando em comparação os jogos do Batman Arkham, onde a maioria dos vilões do morcego apresentam bom pontos na história, os vilões do Aranha poderiam ter ganho um maior cuidado para se encaixar melhor no enredo, pelo menos de maneira menos jogada.

 

  • Mecânica e Jogabilidade

Pontos Positivos:

Se fosse para dizer o motivo de jogar Marvel`s Spider Man, eu diria “você gostaria de sentir como é ser o homem-aranha?”. O jogo com certeza é até hoje o que chegou mais perto disso. Os controles, bastantes intuitivos e práticos, dão ao jogador total controle do nosso herói, com inúmeras possibilidades de utilizar os poderes do Aranha. Quanto mais tempo você joga, mais vai se sentindo completamente na pele do cabeça de teia, onde os movimentos que você executa no jogo ficam mais naturais e plásticos.

Em falar em movimentos plásticos, meu santo Stan Lee! Como o jogo é lindo! Desde o balançar de teia e a maneira que pode-se explorar os cenários com o Aranha até a captura de movimentos nas cutscenes. Todos os personagens passaram por uma remodelagem, tornando o jogo um universo único e autoral dentro da mitologia do Homem-aranha.

Outro ponto alto é que o jogo não se prende apenas no nosso herói. Em alguns momentos podemos controlar a própria Mary Jane e também Miles Morales (O homem-aranha do universo “Ultimate” dos quadrinhos). Devo admitir que esse diferencial tornou o jogo mais rico e diferente de qualquer jogo do Homem-Aranha que já vimos.

Pontos Negativos:

Um ponto que também existe em outros jogos do teioso é a repetição de inimigos e desafios. Se de um lado o jogo oferece uma grande variedade de golpes e movimentos do Aranha, do outro se tem pouca variedade para testar isso. Temos mudanças de facções e roupagem dos famosos capangas, mas apenas alguns variam entre si de fato.

Já nas missões secundárias, nenhuma realmente vale o tempo dedicado. Se você é do tipo que gosta de buscar 100%, vai achar meio chato caças os gatinhos da Gata Negra ou ajudar os postos de pesquisa do Henry Osborn. O universo é muito rico e diverso, causando um sentimento de desperdício neste quesito.

 

Conclusão:

Marvel`s Spider Man é um grande primeiro passo, onde com certeza vale uma continuação. Logicamente que alguns pontos podem ser polidos e aprimorados, mas não tira o peso do jogo como um dos grandes títulos deste ano.

NOTA: 8.7

Comments


Procurar por categoria
Por trás do Blog

Atalhos

  • Curiosamente Nerd Facebook
  • Curiosamente Nerd Instagram
RSS Feed

© 2023 por "Pelo Mundo". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page