Dororo: Demônios, mortes, e um Japão antigo em pé de guerra
- Gustavo Pappi
- 22 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

Assim como vários animes recentes, o público alvo tem mudado de juvenil para adulto. Sendo assim, um novo leque de possibilidades se abre para o mundo da arte de desenho tradicional japonesa.
Dororo trás uma história macabra e doentia, contando com personagens demoníacos, monstros mitológicos japoneses, armas possuídas, clãs, e um Japão antigo (que mais parece um gigantesco campo de guerra banhado de sangue).

A história acompanha a jornada de Hyakkimaru, que foi oferecido para demônios pelo seu pai na data de seu nascimento, tendo seu corpo completamente destituído de membros e sentidos. Encontrado por um criador de membros artificiais, chamado Jukai, ele consegue ter parte de seu corpo reconstituído por partes feitas de madeira. Ao crescer e descobrir que matando demônios de "poder superior" ele consegue reaver os seus membros humanos, ele sai numa caçada para conseguir voltar a sua humanidade. No caminho, ele encontra Dororo, um órfão que esta disposto a ajudá-lo, e um monge chamado Biwamaru, que vai o guiar nessa estrada, já que consegue entender muito bem o que se passa com Hyakkimaru.

O anime trás uma curiosa lenda japonesa, a Hitodama. Mais conhecida por ter uma representação de uma esfera de fogo azul, a Hitodama aparece no anime como um poder que dá a seu hospedeiro o poder de ver a cor da alma das pessoas, animais, e tudo que existe.
As cores tem diferentes representações, e são elas:
Cinza - são pessoas puras, sem maldade no coração (no anime, Hyakkimaru deixa Dororo segui-lo, pois não o vê como uma ameaça).
Verde - são coisas naturais, como animais, plantas, e seus derivados, também representa espíritos bons e protetores da floresta e da vida.
Vermelho - são demônios e coisas possuídas por eles (como uma espada demoníaca, que aparace durante o anime).

Foi um anime muito reconhecido por sair das bases juvenis, e ir para um público mais adulto,. Trazendo muito sangue, e pessoas mortas em suas cenas, é um dos poucos que mostra o campo de guerra que o Japão teve de passar, por conta de brigas de clãs e lutas recorrentes entre desavenças de opiniões.
Dororo estreou no dia 07 de janeiro de 2019 pela Fuji Television Network
Kommentare